By: Pastor Rick Warren
CUIDANDO-SE DURANTE O COVID-19 – UM PACTO DE SAÚDE
“11 Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. 12 Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.” Romanos 12:11-13
Existe um verso em Cantares de Salomão, que diz “e me obrigaram a cuidar de seus vinhedos; de mim mesma, de minha videira, não pude cuidar” (Song 1:6). Em uma crise, como líder da igreja, você e sua equipe provavelmente têm servido e se entregado mais do que nunca. O que me preocupa mais como pastor e como pastor de pastores, é que você «guarde sua vinha» durante esta crise.
Este é um princípio que é tão importante, que eu ensinei ao meu pessoal esta semana a importância de manter a sua própria saúde nesta estação. Eu pedi a eles que se comprometessem com este «pacto de saúde». Eu estou compartilhando com você para que você possa compartilhar com sua equipe.
1. Vou ser bondoso e gentil comigo mesmo.
A coisa mais importante que você pode fazer agora mesmo para reduzir seu estresse durante a quarentena é ser gentil consigo mesmo e com os outros. Você não pode assumir as mesmas expectativas que você tinha antes desta crise. Não há como você fazer as mesmas coisas que fazia antes. Então, perdoe-se a si mesmo!
2. Vou ser bondoso e gentil com os outros.
Enquanto você estiver sendo gentil e perdoando a si mesmo, seja gentil e perdoe os outros também. Alivie-se das expectativas dos que o rodeiam. Lembre-se que isso está afetando-os também.
3. Vou começar e terminar cada dia lendo a Palavra de Deus.
Quando eu estava na faculdade, inventei um pequeno ditado: «Sua Palavra a PRIMEIRA Palavra, Sua Palavra a ÚLTIMA Palavra«. O que isto significa é que, quando acordo de manhã, a primeira pessoa de quem quero ouvir falar é de Deus. E quando eu me deito à noite, a última pessoa que eu quero ouvir é Deus. Começar e terminar o dia na Palavra de Deus é o melhor hábito que você pode construir em sua vida, especialmente durante esta crise. Isso estabelece o tom para o resto do seu dia, ele determina seu foco diariamente, e enquadra sua vida diária, comum, como adoração a ele. Deus também quer o primeiro lugar nas pequenas coisas da sua vida. Na verdade, a Bíblia diz que se Deus se deleita nelas. Se você quer ver Deus trabalhando em sua vida, então inclua-o nas pequenas coisas.
4. Vou manter um cronograma e uma rotina previsíveis.
Recentemente, Kay convidou o Dr. Bruce Perry, que é uma autoridade mundial em traumas, para participar com ela de uma Live no Facebook, para compartilhar a ciência do estresse. Foi um evento imperdível! Mais de 85.000 pessoas já assistiram.
Entre as coisas que o Dr. Perry compartilhou estava, como criar uma rotina ajuda nossos corpos, enquanto navegam pelo estresse desta temporada. Nossos cérebros estão lidando com grandes quantidades de novas informações e trabalhando horas extras para lidar – manter uma rotina moderada e previsível ajuda no gerenciamento do estresse.
5. Vou limitar a quantidade de notícias negativas que eu assisto.
Corrie ten Boom, que sofreu em um campo de morte nazista, explicou o poder do foco: «Se você olhar para o mundo, você ficará angustiado. Se você olhar para dentro, você estará deprimido. Mas se você olhar para Cristo, você estará em descanso.» Seu foco determina seus sentimentos.
6. Vou tomar pelo menos 15 minutos de banho de sol diariamente.
Se possível, tente sair por pelo menos 15 minutos todos os dias. Lembre-se da bondade de Deus na natureza. Estudos mostram que pelo menos 15 minutos de luz solar por dia é bom para a nossa saúde.
7. Vou me conectar com as pessoas que amo diariamente.
Nós podemos estar separados, mas não precisamos estar isolados. Faça questão de se conectar com as pessoas que você ama todos os dias. Se você puder, conecte-se visualmente com elas através de um aplicativo como Facetime ou Zoom.
Nós fomos criados para nos conectar.
8. Vou planejar vários reabastecimentos durante o dia.
Outra dica compartilhada pelo Dr. Perry é a ideia de «dosar». Ao invés de longos períodos de inatividade seguidos por uma intensa explosão de atividade, distribua o seu dia com intervalos de reabastecimento mais curtos de 15 minutos. Isso ajuda a regular o corpo e a prevenir a fadiga.
9. Vou servir aos outros.
Às vezes, quando você se sente para baixo, a maneira mais rápida de melhorar o seu humor é servindo aos outros. Nesta temporada não temos que procurar longe por uma necessidade para atender. Aproveite este tempo para servir aos outros. Você vai descobrir que seu foco vai mudar e sua perspectiva também.
10. Vou controlar o controlável e deixar em Deus com o resto.
Esta crise está revelando o quanto em nossas vidas está fora de nosso controle. Mas a boa notícia é que Deus ainda está no controle, e ele prometeu cuidar de você. O ponto de partida para deixar de se preocupar é manter essa atitude humilde: «Deus é Deus, e eu não sou.»