Crie sua conta gratuita no SmallGroupNetwork.com Account hoje! 

Tudo mudou nas últimas semanas. De repente, o ensino em casa tornou-se a norma, uma ida ao supermercado tornou-se uma jornada épica e a maioria de nós no ministério está fazendo um curso intensivo de pastorado e liderança on-line. Como pessoas de pequeno grupo, cada um de nós tem líderes que procuram orientação e apoio durante esta temporada de conexão e comunicação limitadas. Aqui estão quatro dicas-chave que eu encontrei para liderar bem durante a quarentena:

Disponibilidade

Nossos líderes precisam saber que ainda estamos trabalhando para apoiá-los e à sua disposição. Em um período de quarentena, não podemos cair no esquecimento. Crie caminhos pelos quais seus líderes possam chegar até você em busca de cuidados, apoio e oração. Mesmo que não fosse sua prática antes, este é um período em que todo líder de grupo precisa de um número de telefone celular para entrar em contato. Este pode ser o seu número ou o de um treinador. O e-mail é bom, mas há uma sensação de segurança quando você sabe que há alguém para quem ligar. Também organizei uma reunião zoom semanal de 30 minutos para meus líderes poderem entrar e conectar-se. Alguns têm perguntas ou histórias de sucesso para compartilhar. Outros só querem ver um rosto amigo. Apenas uma minoria dos meus líderes liga para o meu celular ou participa do chat do Zoom, mas todos sabem que eu me disponibilizei para eles.

Comunicação

Steve Gladen escreveu recentemente: “Quando você atende uma chamada/texto/mídia social, você está fazendo ‘ministério’. Quando você gera a conexão, isso é liderança.” Embora seja essencial criar formas de disponibilidade, o próximo passo vital é iniciar a comunicação. Seus líderes esperam uma comunicação geral regular sobre como o ministério e os pequenos grupos avançarão nesta temporada. O que a maioria dos líderes precisa neste momento, no entanto, é de cuidado genuíno. Isso vem da comunicação direta e individual. Faça um plano para se conectar com cada líder dentro de uma a duas semanas. Delegue aos treinadores e a outros membros da equipe, se necessário. O objetivo dessas chamadas não é garantir que o grupo esteja fazendo o que você deseja que eles façam. É simplesmente dar uma olhada neles e em sua família e lembrá-los de que você está disponível.

Ferramentas e Recursos

A menos que você tenha uma equipe dedicada de TI disponível, é provável que você tenha se tornado o especialista em videoconferência do seu ministério de pequenos grupos (e possivelmente da sua igreja). Não se deixe intimidar! Descobri que a paciência e a compreensão estão no seu auge em todos os tempos durante esta temporada. No entanto, dedique parte do seu dia para se familiarizar com as várias plataformas de conferência que seus grupos estejam usando, para que, quando surgirem perguntas, você tenha a resposta ou possa encontrá-la rapidamente.

Além disso, familiarize-se com o currículo que você pode recomendar aos seus grupos que possam ser úteis para esta temporada. Nas primeiras semanas de quarentena, seus grupos provavelmente estavam ocupados em se atualizar e em cuidar um do outro. No entanto, se o ministério de pequenos grupos não for baseado em sermões, em breve eles procurarão estudos que possam fazer juntos online. As mídias LifeWay e RightNow lançaram um currículo de qualidade especificamente para esta temporada. 

Pense dois passos à frente

 Uma vez, um mentor me disse que os seguidores pensam no agora, os líderes pensam sobre o que vem a seguir e os líderes dos líderes pensam dois passos à frente. Esta quarentena e o efeito que está tendo no ministério e na sociedade não desaparecerão tão cedo. Com isso em mente, é essencial pensar além desta semana ou da próxima e considerar o que precisa acontecer para que o ministério avance durante o restante da temporada da primavera. Pergunte a si mesmo: “Se tivéssemos que continuar fazendo esse modelo de ministério on-line pelos próximos 6 meses, o que seria necessário para que o nosso ministério de pequeno grupo crescesse e prosperasse?”. Enquanto todos têm esperança e expectativa de que isso aconteça antes dos 6 meses, essa pergunta forçará você a pensar além de apenas manter o ministério, como também a pensar criativamente sobre novas maneiras de conectar as pessoas nas próximas semanas e meses.

Related Stories

It seems we can't find what you're looking for.